top of page
Foto do escritorArca Veterinária | 24H

Alergias e Outros Problemas Dermatológicos nos Gatos

Falhas na pelagem, lambeduras excessivas, queda intensa da pelagem, estes podem ser sinais de alergias e outros problemas dermatológicos nos gatos. Os sinais de doenças de pele em gatos podem variar de acordo com a predisposição genética ou sensibilidade de cada gato.


Os gatos são conhecidos, dentre outras coisas, por sua preocupação excessiva em manter o corpo limpo. Quem tem gatos em casa conhece bem esse comportamento sistemático, depois de receber um carinho, eles já começam a se lamber para remover os vestígios de nossas mãos em seus corpos. Todo esse cuidado com a higiene, no entanto, não impede que surja a alergia nos gatos.

Existem algumas doenças de pele que podem acometer os felinos. Se seu gato se coça ou se lambe em uma frequência que extrapola o normal, é preciso investigar para ver se não se trata de algum tipo de dermatite.


Quais são as características da pele de um gato saudável?


Antes de identificar a alergia em gatos, você precisa ter conhecimento a respeito do que caracteriza uma pele saudável. Normalmente, a pele de um gato é preta ou rosa, isso varia de acordo com a genética ou a raça do felino.

Além disso, ela deve estar uniforme, livre de descamações, pontos brancos ou pretos, erupções, crostas ou caroços. A pelagem deve ser brilhosa e os pelos firmes.


Alergia em gatos: tipos mais comuns


Os problemas de pele em gatos podem ser causados por parasitas, contato com determinadas substâncias químicas, bactérias, fungos, tumores ou doenças sistêmicas.


Acne felina


Esse tipo de problema dermatológico nos gatos pode ser ocasionado por estresse, excesso de oleosidade da pele, reação a medicamentos ou contato. A acne felina pode ser identificada por pontos pretos que surgem ao redor da boca e do queixo deles.

Caso você identifique esses sinais no seu gato, leve-o ao veterinário. O profissional fará uma avaliação clínica e poderá solicitar exames laboratoriais. O tratamento consiste no uso de xampu ou medicamentos que ajudam a controlar a oleosidade.


Infecções fúngicas


Essa doença de pele surge, geralmente, após o gato entrar em contato com objetos, outros animais ou espaços onde há presença de fungos. Os principais sintomas são a pele avermelhada e a coceira na região das orelhas.

Em alguns casos, pode ser que ocorra a perda ou mudança na cor dos pelos, feridas ou descamação na pele. O tratamento consiste na administração de antifúngicos e deve ser prescrito e acompanhado pelo médico veterinário.


Ácaros


Os ácaros são parasitas atraídos pelo excesso de cera no ouvido. Eles se alimentam dessa secreção e, ao entrar em contato com a pele, causam inflamações que, se não forem tratadas, podem se transformar em lesões graves na pele.

Os principais sintomas são coceira nos ouvidos, mau cheiro e secreção escura. O médico veterinário, após fazer o diagnóstico, poderá prescrever medicamentos administrados por via oral ou de uso tópico.


Alopecia psicogênica


Esse tipo de dermatopatia em gatos pode surgir do comportamento de limpeza excessiva, em que o gato se lambe compulsivamente. A pele passa a ficar sensível, com manchas vermelhas ou feridas.

O tratamento consiste em tratar o estresse do felino por meio de atividades terapêuticas ou medicamentos para ansiedade. Caso seja necessário, o veterinário poderá prescrever medicamentos para as feridas.


Como prevenir alergia em gatos


Para evitar que seu amigo desenvolva algum tipo de problema de pele, é importante que você mantenha o ambiente higienizado. Além disso, o calendário de vacinas e vermifugação deve estar sempre em dia.

Se o felino gosta de sair para passear, redobre a atenção, principalmente nos dias de chuva. A umidade pode ser a porta de entrada para o surgimento de fungos. Além disso, ofereça ao felino uma ração para gatos com alimentação saudável e equilibrada.

Leve seu amigo para consultas regulares com o veterinário. Caso perceba que ele esteja se coçando ou se lambendo além dos limites, leve-o imediatamente a um veterinário 24 horas.


Caso precise, além do atendimento clínico 24 horas, a Arca Veterinária conta com veterinário especializado em dermatologia veterinária. Agende um consulta! Arca Veterinária 24H Rua Joinville, 746 . Vila Nova . Blumenau SC

https://www.veterinariaarca.com.br

Comments


Logo 1.png
bottom of page