top of page
Foto do escritorArca Veterinária | 24H

Alergias nos Cães: Sinais, Diagnóstico e Tratamento

A alergia é uma resposta imunológica exagerada que se desenvolve após a exposição a uma determinada substância que o corpo entende que pode ser um agressor. Normalmente, a alergia se manifesta com sinais como coceira, ardência, irritação, vermelhidão e outros desconfortos.



E acredite, as alergias dermatológicas nos cães são tão comuns, que é raro um cão passar toda sua vida sem ter algum tipo de complicação deste tipo pelo menos uma única vez. Por isso, preparamos um guia para você ficar informado em um eventual processo de alergia que possa surgir no seu cachorro.


Fique atento aos sinais de alergia


Nós estamos acostumados a ver nossos cães ativos, contentes e saudáveis. Por essa razão, qualquer sinal de alteração nesse comportamento pode ser um alerta. Fique atento se seu cão apresentar sintomas como coceira contínua, espirros constantes e alterações de queda da pelagem. Também é comum encontrar secreção e irritação nos olhos e pálpebras e inflamação nos ouvidos, além de mudanças estranhas no comportamento, como lamber e morder excessivamente alguma parte do corpo ou perder o apetite.


Em caso de um ou mais desses sintomas, procure o quanto antes o auxílio de um veterinário de confiança. Assim, o profissional poderá identificar o motivo desses sinais e os tratamentos adequados de uma possível alergia canina.


Quais são as causas da alergia em cachorros?


Existem diversas causas para o processo de alergia canina, as mais comuns são: picadas de pulgas, carrapatos, formigas, abelhas; alergias secundárias a infecções fúngicas e bacterianas do ambiente; alergia a pólen, bolor, ácaros e poeira; intolerâncias alimentares, entre outras.


Assim como os seres humanos, alguns tipos de alimentos para cachorros podem desenvolver alergias nos cães. Mas fique atento: esse fenômeno é diferente de uma intoxicação alimentar, que acontece quando se consome algo estragado e/ou de origem duvidosa. O ideal é sempre estar atento ao que seu pet come, escolhendo o tipo adequado de ração (ou alimentação natural) e tomando cuidado com alguns alimentos perigosos para a saúde do seu amigo.


Meu cão já está com alergia, e agora?


O primeiro passo sempre é procurar ajuda médica. Somente um profissional qualificado poderá identificar os reais motivos por trás do problema e aliviar o quanto antes o sofrimento do seu bichinho. Tente observar se existe algo no ambiente que pode ter desencadeado o processo alérgico, como produtos de limpeza, tapetes, insetos e plantas. Seu pet comeu algo de diferente na última semana? Usou algum shampoo ou sabonete diferente do usual? Ficar atento a esses fatores pode ajudar a ter um rápido diagnóstico.


O veterinário provavelmente irá pedir alguns exames, assim como fará alguns testes nele. Esse processo é demorado e complexo, então é preciso ter paciência! O tratamento será realizado de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo veterinário, que poderá prescrever medicamentos de uso oral, shampoos e demais produtos tópicos específicos.


Normalmente, a alergia em cachorros não tem uma cura definitiva, mas a identificação e o controle desse problema são essenciais para que o seu cãozinho volte a ter uma vida normal e saudável.


Quais são as alergias mais comuns nos cães?


Existem algumas doenças que acometem os cães que são mais fáceis de se identificar, bem como encontrar um tratamento adequado. Mas sem dúvidas, as causas das alergias não são fáceis de identificar. Então inicialmente é importante que consideremos todas as possibilidades abaixo.


Dermatite Atópica


Também conhecida como Atopia, a Dermatite Atópica Canina é uma condição genética inflamatória que normalmente surge a partir do contato com variadas substâncias presentes no ambiente, como ácaros, poeira doméstica e até mesmo fungos e bactérias.


Ela é caracterizada pela coceira persistente na pele do animal, vermelhidão, descamação, e em alguns casos otites recidivantes.


Trata-se de uma doença que não tem cura! E, portanto, a partir do diagnóstico veterinário, é possível apenas controlá-la através do uso de medicamentos como anti-histamínicos, coricóides, antibióticos e shampoos específicos para condição.


Alergia Alimentar


Com sinais semelhantes aos da dermatite, a alergia alimentar se caracteriza pela intolerância a determinados alimentos que, instantaneamente após a ingestão, causam nos pets o angioedema (inchaço do rosto do animal) e urticária.


Nestes casos, embora existam exames veterinários que são capazes de identificar esse tipo de alergia, o mais indicado é realizar a dieta de restrição alimentar de alguns componentes (obviamente só deve ser feita sob orientação do médico veterinário).


Dê ao seu pet somente rações e alimentos que ele já está acostumado a consumir e redobre o cuidado para que ele não coma nada além do normal.


Alergia à picadas de insetos


Cães infectados com parasitas tendem a desenvolver um tipo de alergia muito comum, ocasionada pelo contato com a saliva da pulga, carrapato e outros parasitas.


Normalmente, essa condição pode ser identificada facilmente por provocar pequenas manchas na pele do animal, além da coceira e inquietação. E um detalhe importante: não necessariamente o animal desenvolverá alergia apenas no local em que o parasita picou.


O tratamento, nestes casos inclui não só os cuidados com o cão, mas também com o ambiente em que ele vive. Antipulgas e carrapaticidas são indicados pelo médico veterinário responsável e podem ser comprados tanto em clínicas veterinárias, quanto em pet shops.


Já para o ambiente, recomenda-se que sejam aplicados produtos de limpeza específicos para eliminar a presença dos parasitas.


Como prevenir as alergias?


Uma das melhores formas de evitar que seu cachorro desenvolva alergia, é mantê-lo longe dos agentes mais comumente causadores da condição.


Além disso, manter o ambiente sempre limpo e livre de poeiras e ácaros, e consultar o seu cão com um médico veterinário competente faz toda a diferença nesse processo.


Ao tomar estes cuidados, você garante não só que seu cão tenha uma boa saúde, mas que também ele possa se desenvolver feliz e livre de incômodos com as coceiras!


Lembramos que aqui na ARCA temos veterinário Dermatologista para cães e gatos.

Se precisar, ligue para agendar uma consulta!







ARCA VETERINÁRIA 24H

www.veterinariaarca.com.br

Rua Joinville, 746 . Vila Nova . Blumenau . SC⁣

(47) 3338 2151 | 99957 5143 (whatsapp)

Commentaires


Logo 1.png
bottom of page