Assim como os humanos, os cães comumente têm diversos tipos de alterações na próstata. Principalmente no caso dos cães não castrados e acima de 7 anos de idade.
A próstata é uma pequena glândula localizada perto da bexiga urinária de cães machos. A uretra (o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo) passa pela próstata logo após sair da bexiga. A função da próstata é produzir alguns dos líquidos encontrados no sêmen.
Quais são os sinais da doença prostática?
O aumento da próstata é comum na maioria das doenças prostáticas. Como a uretra passa pela próstata, o aumento da glândula comprime a uretra e a micção se torna difícil e desconfortável.
Obstrução uretral completa raramente ocorre com problemas prostáticos, mas um cão afetado passa um tempo prolongado sem urinar e geralmente produz apenas um fino jato de urina. Se a próstata estiver muito aumentada, o cólon, localizado logo acima da próstata, também poderá ser comprimido, causando dificuldades na passagem das fezes. Portanto, cães com aumento da próstata geralmente têm um histórico de maior esforço e dificuldade para urinar ou defecar.
Além disso, alguns cães com doença prostática terão sangue na urina; no entanto, a urina com sangue não é específica para doença prostática, pois também é um sinal de outras doenças que afetam o sistema urinário.
Quais são as doenças que causam o aumento da próstata?
Existem pelo menos sete doenças que afetam a próstata.
1) Hiperplasia prostática benigna (HPB). Este é um aumento não canceroso da próstata. Está associada ao hormônio sexual masculino testosterona e é a doença mais comum da próstata dos cães.
2) Metaplasia escamosa. Este também é um aumento não canceroso da glândula, causado por quantidades excessivas do hormônio estrogênio em cães machos. Um tumor testicular produtor de estrogênio, chamado de tumor de células de Sertoli, é o tumor produtor de estrogênio mais comumente diagnosticado que causa metaplasia escamosa.
3) Hiperplasia cística. Esta condição é geralmente secundária a hiperplasia prostática benigna ou a metaplasia escamosa. É causada pela obstrução dos ductos que transportam secreções prostáticas para a uretra. Esta condição causa o desenvolvimento de numerosas cavidades cheias de líquido na próstata.
4) Cistos paraprostáticos. Estes são cistos cheios de líquido que se desenvolvem adjacentes à próstata. São restos anormais de tecidos do desenvolvimento embrionário (antes do nascimento do filhote). Os cistos começam a se desenvolver logo após o nascimento, mas geralmente não causam problemas até que o cão tenha um idade mais avançada, geralmente acima de 11 anos.
5) Infecção bacteriana. As bactérias podem entrar e infectar a próstata viajando pela uretra ou podem descer pelo ureter e uretra devido a uma infecção originada nos rins ou na bexiga, respectivamente. Uma infecção bacteriana geralmente está associada a uma anormalidade pré-existente da próstata, como a HBP.
6) Abscesso prostático. Esta é uma forma mais grave de infecção bacteriana. Se os dutos que drenam a próstata ficam obstruídos, as bactérias ficam presas na próstata e formam um local isolado de infecção conhecido como abcesso. Abcessos prostáticos podem ser um desafio para o tratamento, uma vez que muitos antibióticos são incapazes de penetrar a próstata.
7) Câncer prostático. Esta é uma ocorrência rara em cães. Pode estar associada a hormônios dos testículos, glândulas supra-renais ou hipófise ou ainda, pode não ter qualquer associação com hormônios.
Como é diagnosticada a doença prostática?
O primeiro passo no diagnóstico é determinar se a próstata está aumentada. Para fazer isso, seu veterinário tentará palpar (sentir) a próstata pela parede abdominal ou durante um exame de toque retal. Radiografias (raios X) ou exame de ultrassom podem ser necessários para diagnosticar de maneira conclusiva um aumento da próstata.
Como existem muitas doenças da próstata, é necessário realizar vários testes para determinar a causa exata da condição de um paciente em particular. Esses testes podem incluir:
- Cultura da urina do cão para determinar se há uma infecção bacteriana,
- Um exame microscópico das células na urina e um exame microscópico das células no líquido prostático ou na próstata.
Como o veterinário obterá essas amostras?
Uma amostra de urina pode ser coletada por micção espontânea. Amostras de líquido prostático podem ser obtidas passando um cateter uretral até o nível da próstata e massageando a próstata para extrair o fluido.
Amostras de células prostáticas são obtidas por aspiração por agulha fina (PAAF) ou biópsia. Se a próstata estiver bastante aumentada, ela pode ser coletada através da parede do corpo por PAAF ou biópsia. A PAAF envolve pegar uma agulha pequena com uma seringa e aspirar uma amostra de células diretamente da próstata e colocá-las em uma lâmina de microscópio. Um patologista veterinário examinará a lâmina.
Se você tiver mais dúvidas ou um maior interesse em saber sobre as doenças de próstata dos cães, entre em contato conosco. E mais, se o seu cachorro aparenta estar com dificuldades de urinar e/ou de defecar, venha fazer uma consulta conosco o mais rápido possível!
Comments