top of page
Foto do escritorArca Veterinária | 24H

Olhos Vermelhos São Realmente Um Problema?


Provavelmente você já presenciou essa anomalia algumas vezes e ficou se perguntando o que poderia ter causado tal problema. Essa vermelhidão pode ser o sinal de alguma infecção ou irritação nos olhos, levando à dilatação dos vasos sanguíneos da região o que leva ao aspecto avermelhado que podemos ver.


Assim como nos humanos, a região ocular dos cães e gatos é bem sensível e merece muita atenção, devido à possibilidade de danos muitas vezes irreversíveis ao globo ocular.


Possíveis causas de olhos vermelhos em cães e gatos


Cães e gatos podem apresentar vermelhidão nos olhos por diversos motivos. Desde problemas que envolvam as estruturas do próprio globo ocular ou dos tecidos adjacentes. Até doenças mais graves e inclusive doenças sistêmicas.


O sinal de vermelhidão geralmente está associado a algum tipo de inflamação ocular como ceratites e cerato-conjuntivites, decorrentes de má lubrificação dos olhos. Mas, também, podem ser consequência de problemas como glaucoma, catarata, trauma, hemorragias e lesões na córnea.


Algumas raças de cães e gatos têm predisposição a doenças oftálmicas específicas, que podem ser congênitas (de nascimento) ou adquiridas. Como, por exemplo, cães jovens das raças Shar-Pei, Bulldog, Rottweiler, Chow Chow, entre outras. Estas raças frequentemente desenvolvem alterações de conformação das pálpebras, o que infelizmente requer tratamento cirúrgico.


Outra afecção comum em animais jovens que têm indicação cirúrgica é o prolapso da glândula da terceira pálpebra, também conhecido como "Cherry Eye". Ela surge como uma bolinha vermelha no canto interno do olho e pode resultar em considerável desconforto e secreção ocular excessiva.


Outros problemas oculares comuns


Podemos também citar outros exemplos de problemas oculares que são comuns nos animais, como:


Uveíte – é uma das causas dos olhos vermelhos em cachorros e gatos. Acontece quando há uma inflamação da íris, ou devido a um traumatismo, bactérias, vírus, entre outros problemas;

Blefarite – é a inflamação das pálpebras que também deixa aquela cor avermelhada nos olhos e o motivo vai desde uma infecção até uma alergia. Neste caso, é possível detectar também o inchaço;

Úlcera da Córnea – também pode ser uma causa e trata-se de uma lesão causada na superfície da córnea, a qual nem sempre é possível ser vista a olho nu;

Conjuntivite – é um dos problemas mais comuns de veremelhidão ocular entre cachorros e gatos. É uma inflamação da conjuntiva por causa de alguma irritação, alergia ou infecção.


Principais sinais de problemas oculares


Quando o animal apresenta algum desses problemas oculares, é comum apresentar alguns sinais característicos. Sendo estes os principais:


Olhos vermelhos;

Secreção excessiva;

Prurido (coceira);

Olhos fechados ou piscando excessivamente;

Desorientação ou medo/insegurança de se locomover livremente pelo ambiente;

Mudanças geris no aspecto dos olhos, como o aumento de volume do globo ocular.


É importante que o tutor do animal fique atento a esses sinais, pois em alguns casos, podem ser indícios de um problema mais grave que coloque a visão deles em risco permanentemente.


Medidas e cuidados recomendados


É importante orientar ao tutor quanto à necessidade de procurar um médico veterinário que detenha conhecimento na área logo que notar a alteração nos olhos do animal, como algum incômodo, mesmo que não haja causa aparente. As diferentes causas do aparecimento de vermelhidão nos olhos precisam de atenção e cuidados especiais. Pois, algumas delas, se não tratadas rapidamente, podem levar até mesmo à cegueira.


Alguns cuidados podem ser adotados pelos tutores com o intuito de evitar e amenizar os problemas. Como, por exemplo:


Higienização correta e se necessário corte dos pelos ao redor dos olhos;

Limpeza de secreções da região ocular;

Evitar o uso/oferta de brinquedos pontiagudos e objetos no ambiente que possam ferir os olhos dos animais;

Sempre que ver o animal coçando excessivamente os olhos, tomar atitude rapidamente antes que ele próprio machuque os olhos;

Realizar Visitas de rotina ao veterinário.


Lembramos que aqui na Veterinária Arca além dos nossos clínicos disponíveis 24 horas, temos veterinário especialista em oftalmologia em nossa equipe. Se precisar é só ligar para agendar um atendimento.

Comments


Logo 1.png
bottom of page