Quem tem um cachorro ou um gato sabe o quanto é comum ver eles comendo grama ou algum "matinho" mais pontudo em um passeio ou até mesmo dentro de casa, no caso de quem tem plantas em casa.
Essa vontade de comer um pouquinho de mato é sinal de algum problema de saúde? Faz mal? Falaremos o básico que você precisa saber sobre isso na nossa postagem de hoje do nosso blog.
A primeira coisa a se saber sobre o assunto é que cientificamente não há nada comprovado sobre os motivos dos cães e dos gatos comerem grama. Entretanto, pesquisadores acreditam na possibilidade deles terem tal hábito por uma herança dos seus ancestrais. No caso dos lobos, por exemplo, esses matinhos pode ajudar remover os parasitas internos gastrointestinais de maneira mecânica ou dependendo de alguma leve ação terapêutica do mato ingerido, poderia até ajudar no combate desses parasitas. Outra explicação, apesar de ser uma teoria, é baseada na ZOOFARMACOGNOSIA. Que em termos simples, seria o instinto canino e felino fazê-los ingerir uma gama diversificada de alimentos não tóxicos como um jeito natural de evitar deficiência em minerais e vitaminas, ou seja, uma forma de prevenção ou até de correção de problemas que já estejam em curso. Inteligência pura, mas até o momento, apenas uma teoria. Um mito que cerca o assunto é que os cães comem grama quando estão com algum problema no estômago e que a inusitada refeição induz o animal ao vômito. Porém, a versão não se sustenta! Um estudo realizado em 2010 revelou que cachorros com um quadro leve de desconfortos gastrointestinais comeram menos grama do que aqueles de um grupo de controle, e em ambos os casos quase não ocorreram episódios de vômitos. O que o estudo mostrou como opção viável é que os caninos procuram mais a grama quando desejam encher a barriga pois simplesmente estão com fome. Se você já presenciou algum cachorro ou gato passando mal após comer grama ou algum matinho similar, é bem provável que ele, atraído pelo cheiro e gosto da “iguaria”, comeu-a em grande quantidade. Agora que você sabe melhor do contexto, não precisa brigar com o seu filho na hora que ele quiser mastigar UM POUCO de grama, mas o alerta em relação a algumas plantas permanece! Há risco de intoxicação dependendo da planta e é bom ficar atento! Por via das dúvidas melhor não deixar mastigar tal planta possivelmente tóxica. Caso seu cão ou gato esteja vomitando frequentemente, leve-o ao veterinário o quanto antes! Aqui na ARCA atendemos 24 horas e também temos exames auxiliares ao diagnóstico como ultrassonografia e radiografia para cães e gatos. ARCA VETERINÁRIA 24H Rua Joinville, 746 . Vila Nova . Blumenau . SC (47) 3338 2151 | 99957 5143 (whatsapp)
コメント